É desportista filiado ou pretende filiar-se numa federação desportiva e precisa de fazer o EXAME DE AVALIAÇÃO MÉDICO-DESPORTIVA?

A realização de exames de avaliação médico-desportiva é condição necessária para que qualquer praticante desportivo, árbitro, juíz e cronometrista se possa inscrever, no início de cada época desportiva, na respectiva federação desportiva dotada de estatuto de utilidade pública desportiva.

Medicina Desportiva

Consulta de Medicina Desportiva

A consulta de Medicina do Desporto na Walk'in Clinics, beneficia de enormes vantagens, podendo ser realizada por agendamento, em horário de conveniência do cliente, facilitando a realização de análises laboratoriais e electrocardiogramas na própria clínica e no momento imediato à consulta, sempre de acordo com as necessidades de cada modalidade desportiva que se pratica.

A consulta realiza a prevenção, a orientação dos candidatos ou dos desportistas praticantes, o despiste de problemas funcionais/mecânicos e sua resolução e o despiste de patologias de carácter restritivo ou mesmo impeditivo para a realização de algumas práticas desportivas.

A consulta apresenta também a possibilidade de referência directa interna para a consulta médica de Ortopedia/Traumatologia e Cardiologia, assim como também existe a colaboração de podologistas, técnicos de saúde devotados ao acompanhamento e correcção de várias patologias dos pés.

Introdução

A Medicina do Desporto é uma das mais antigas sub-especialidades médicas, sendo directamente "filha" da Medicina Militar, e tendo começado em Portugal como especialidade autónoma ainda na década de 1980, com um pequeno primeiro grupo de Médicos, quase todos de origem militar, especializados em vários países, como a França e os E.U. da América.

A Medicina Desportiva é a única especialidade totalmente transversal a todas as outras actividades médicas, pois exige experiência clínica e uma boa preparação geral em todas as áreas, esperando-se a capacidade de decisão sobre atletas profissionais ou amadores de todo o tipo de modalidades, que podem (e geralmente são) portadores das mais variadas patologias, mascaradas pelo treino ou pelos hábitos desportivos regulares, que por sua vez  podem desencadear graves acidentes ou até a morte súbita.

Apesar de ser pouco conhecida, é absolutamente vital para garantir alguma segurança aos praticantes de todas as modalidades, que devem ser observados em ambiente próprio de consulta e devem realizar exames adaptados, às necessidades de cada actividade desportiva.

Exemplificando : as aptidões necessárias para um jogador de alta competição de tiro ao alvo, não podem ser as mesmas, necessárias a um campeão olímpico de xadrez ou por exemplo de remo.

Assim sendo, concluiremos que qualquer pessoa, sobretudo uma criança, com antecedentes familiares de doenças cardiovasculares ou de morte súbita, ou ainda qualquer adulto, sobretudo depois dos 35 anos de idade, deverm fazer sempre anualmente a sua consulta de medicina do desporto, antes do início de cada época, sendo na qualidade de amador ou atleta de competição, para prevenir acidentes de saúde por vezes graves ou até funestos.     

 

Atendimento e Marcações 808 20 20 80
Segue-nos: