Consulta de Neurocirurgia

A Neurocirurgia é a especialidade da medicina que se dedica ao diagnóstico, tratamento e seguimento de doentes com patologia do sistema nervoso e dos elementos que o rodeiam, envolvendo o encéfalo, a medula espinal, a coluna vertebral e os nervos periféricos.

As manifestações destas doenças podem ser variadas, manifestando-se frequentemente porcefaleias (dores de cabeça),alterações do comportamento,da consciência,da força muscular ou dos sentidos (sensibilidade, visão, audição, paladar, olfacto), bem como pordor na coluna vertebral, com ou sem irradiação para os membros. 

O tratamento pode ser apenas médico ou cirúrgico dependendo da lesão do doente. As cirurgias neurológicas compreendem as cranianas, da coluna vertebral e dos nervos periféricos quer em situações de urgência como em rotina.
As cirurgias mais comuns são à coluna vertebral em que as hérnias discais lombares e cervicais ocupam o primeiro lugar, seguido por outras alterações degenerativas que provocam não só quadros dolorosos intensos como também grandes dificuldades na marcha e outros sintomas.

As estenoses do canal vertebral, quer cervical quer lombar, assim como as listéses vertebrais provocam sintomas graves, que a cirurgia ajuda a resolver.

As patologias e os sintomas mais frequentes tratadas pela neurocirurgia são:

Patologia da coluna vertebral:

 Hernia discal Lombar (lombociatalgia)

 Hernia discal Cervical (cervico-braquialgia)

 Mielopatia espondilotica Cervical

 Canal estenotico Lombar (claudicaçao neurogena)

 Malformaçao de Arnold Chiari

 Instabilidade da coluna (espondilolistese)

Trauma Vertebral (vertebroplastia, artrodese)           

Patologia do Sistema Nervoso Central:

Tumores cerebrais

Hidrocefalia aguda e cronica

Nevralgia Trigeminal e Occipital

Abçessos cerebrais

Trauma Craniano

Patologia do Sistema Nervoso Periférico:

Sindrome Tunel Carpico

Entrapment nervo Cubital)
Atendimento e Marcações 808 20 20 80
Segue-nos: