Nutrição Clínica

À mesa com uma vida saudável


As escolhas alimentares podem marcar a diferença entre a saúde e a doença. Com a orientação de um nutricionista poderá adequar a sua alimentação à sua idade, condição física e às suas necessidades, conseguindo, assim, o equilíbrio desejado.

A nutrição é um dos fatores primordiais para garantir uma vida longa e saudável. As suas escolhas à mesa têm de ser determinantes para que consiga produzir o nível de energia necessário para manter as funções do organismo. Tal como em tudo, aqui, o equilíbrio é a palavra-chave.

Na Walk'in Clinics, poderá encontrar um serviço adequado às suas necessidades, não só a terapêutica nutricional no excesso de peso, mas também em situações patológicas e em situações específicas como a gravidez e a amamentação.

Mas, afinal, o que são realmente os nutrientes? Na verdade, são as substâncias contidas nos alimentos que permitem o organismo humano funcionar. Por isso mesmo, as nossas acções do dia-a-dia estão dependentes de uma boa ou má alimentação, o que se traduz numa correcta ou incorrecta ingestão de nutrientes. O desequilíbrio nutricional poderá provocar graves problemas de saúde, entre eles, a obesidade (epidemia do século XXI) e a subnutrição.

Alimentação saudável

Ao longo da vida, a alimentação tem de ser adequada à idade e às necessidades de cada um. Em casos de doença, os hábitos alimentares adquirem uma maior importância.

Nos bebés até aos seis meses, o aleitamento materno garante todos os nutrientes que necessita, para além de anticorpos e substâncias essenciais ao melhor desenvolvimento. Daí em diante, os pais devem iniciar a diversificação alimentar e incentivar desde cedo a criança à prática de uma alimentação equilibrada e saudável, de modo a promover o crescimento e desenvolvimento da criança. O horário e o número das refeições devem ser respeitados, privilegiando a ingestão de legumes e verduras, fruta, cereais, leguminosas, carne e peixe.

Mudança de idade

Na adolescência, a exigência de equilíbrio alimentar deve manter-se. É neste período, que o acompanhamento e a orientação de um profissional de saúde ganha ainda maior importância. Distúrbios alimentares surgem com frequência na adolescência.

A obesidade é também um problema muito frequente e perigoso para a saúde geral do adolescente. Nestas idades, os hábitos alimentares são, muitas vezes, desadequados, baseando-se na ingestão excessiva de fritos, gorduras, junkfood, doces e refrigerantes.

O estímulo diário de uma alimentação saudável e equilibrada é determinante. Tem de haver uma correta ingestão de vitaminas e minerais, entre outros nutrientes, contribuindo para o desenvolvimento muscular, esquelético e metabólico dos adolescentes.

Prevenção da doença

Com a chegada da idade adulta, a alimentação continua a ocupar um lugar de extrema importância para uma vida saudável. Nesta fase, os hábitos alimentares não só contribuem para o bom funcionamento do organismo, como também assumem um papel decisivo na prevenção de doenças, que se manifestam sobretudo na terceira idade.

O acompanhamento personalizado de um profissional de saúde é o caminho para uma alimentação saudável e equilibrada.

Em suma, uma alimentação correcta e equilibrada é a base para uma vida sã.

Atendimento e Marcações 808 20 20 80
Segue-nos: