Podologia

Uma Especialidade muito para além do tratamento de unhas e calos

A Podologia é, nas ciências da saúde, a área que se destina à investigação, prevenção e tratamento de todas as alterações do pé, sejam elas dérmicas, estruturais, funcionais ou morfológicas. 

O podologista tem também um papel de relevo na área da reprogramação postural. Devido a todo o conhecimento biomecânico que adquire ao longo da sua formação, consegue, através do recurso a ortóteses plantares personalizadas, as denominadas palmilhas, à medida do pé, corrigir e prevenir vários problemas de postura principalmente a nível do joelho, anca e coluna.  O podologista é o profissional responsável pela saúde dos seus pés. O conhecimentoabrangente na área da saúde e a capacidade de diagnóstico autónomo que legalmente possui, permite ao podologista assumir um papel de relevo no tratamento e acompanhamento dos problemas relativos à saúde dos pés, dos mais novos aos mais idosos, com especial relevância no tratamento dos desportistas e do pé diabético.

Os pés são, na verdade, o reflexo da saúde de cada pessoa. Várias doenças que afectam o organismo, designadamente a gota, artrite reumatóide, a diabetes mellitus, problemas em ordem circulatória e pulmonar, entre muitas outras, têm forte manifestação no pé. Perante sinais ou sintomas destas patologias, o podologista estabelece interação com outros profissionais de saúde de maneira a contribuir, de uma forma cuidada e eficaz, para a resolução desses problemas.

Em concreto, o que trata o podologista?

O podologista trata desde o cidadão comum ao desportista de elite. Dentro desta especialidade existem várias áreas de intervenção. As principais são as seguintes:

Podologia desportiva - subespecialidade destinada ao tratamento e prevenção de lesões no atleta, seja ele amador ou de alto rendimento.

O estudo biomecânico realizado ao atleta pelo podologista é importante para identificar a forma como o pé se apoia no solo. Este processo, caso não esteja completamente funcional, pode condicionar o restante corpo, dando origem à contracção de lesões e afectando consequentemente o rendimento desportivo do atleta.

Podologia infantil - tem como finalidade o acompanhamento da criança, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento biomecânico e postural. Neste campo, o podologista possui um papel fundamental no que respeita à prevenção e tratamento das alterações do caminhar.

Pé diabético - o podologista preferencialmente englobado numa equipa multidisciplinar vocacionada para o tratamento desta doença, trata todas as afecções do pé, sejam elas alterações da pele e unhas ou problemas de ordem estrutural e funcional.

Este tratamento, entre outros aspectos, engloba as seguintes avaliações:

  • Avaliação vascular (circulação sanguínea);
  • Avaliação neuropática (sensibilidade);
  • Avaliação biomecânica (consiste no diagnóstico da forma como o indivíduo apoia  o pé no solo, podendo este processo condicionar estruturalmente todo o organismo).

Reprogramção Postural - em podologia, a reprogramção postural é feita a partir do pé, com recurso a ortóteses plantares personalizadas. Este tipo de ortóteses, são palmilhas confeccionadas 100% à medida do pé de cada pessoa, tendo em conta o sexo, a idade, o peso, o tipo de actividade, entre outros factores que possam ser considerados relevantes.

As ortóteses plantares, são utilizadas para a correcção ou compensação da posição do pé, regulando e orientando os seus movimentos nas diferentes fases da marcha e proporcionando também uma distribuição adequada do peso plantar.

Uma grande parte das dores na região das costas, são consequência de um mau apoio do pé no solo. Por este motivo, ao dar conta de problemas posturais aconselha-se o recurso, o mais breve possível, ao podologista que tratará dos seus pés de forma cuidada e eficaz.

Quando devo ir ao podologista?

Sinais de alerta:

- No pé:

  • Dor persistente nos pés e na região do tornozelo
  • Apoio incorrecto dos pés no solo
  • Desvio dos calcanhares
  • Dedos sobrepostos
  • Mudanças na coloração e textura das unhas e pele do pé
  • Verrugas
  • Comichão na pele
  • Sinais inflamatórios locais
  • Sinais de Infecção

- No restante organismo:

  • Dor persistente na região das costas - zona lombar, dorsal e cervical
  • Dor na região da anca
  • Desvio dos joelhos
  • Quedas frequentes -crianças principalmente
  • Dor ao longo da perna

Com o objectivo de promover a saúde e prevenir a doença, na Walk-in Clinics irá encontrar um serviço de excelência em podologia, englobado num ambiente clínico multidisciplinar, que vai desde clínicos gerais a médicos de especialidade, passando por nutricionistas, enfermeiros e médicos dentistas. 

Miguel Carneiro - Responsável de Podologia Walk'in Clinics

 

Atendimento e Marcações 808 20 20 80
Segue-nos: