Psiquiatria

Consulta de Psiquiatria

A Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2001, definiu saúde mental como "o estado de bem-estar no qual o indivíduo realiza as suas capacidades, pode fazer face ao stress normal da vida, trabalhar de forma produtiva e frutífera e contribuir para a comunidade em que se insere". A saúde mental depende assim de uma multiplicidade de factores, nomeadamente: biológicos, individuais, familiares, sociais, económicos e ambientais.

O mais recente relatório de 2013 sobre saúde mental apresentado no Dia Mundial da Saúde Mental , revela que Portugal é o país da Europa com a maior prevalência de doenças mentais (22,9%).

A perturbação mental caracteriza-se por alterações do modo de pensar e das emoções, ou, por desadequação ou deterioração do funcionamento psicológico e social.  A deterioração das capacidades do indivíduo resulta da doença. Esta pode ser tratada, ou em muitos casos curada, através da consulta de Psiquiatria.

A palavra Psiquiatria deriva do Grego e tem como significado "arte de curar a alma".

Consiste numa especialidade da Medicina que se dedica à prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimento mental, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas. O Psiquiatra trata doenças mentais como perturbações de ansiedade, depressão, perturbação bipolar, esquizofrenia, quadros demenciais, entre outras.

A razão que leva mais doentes a procurar ajuda é a depressão, principal causa actual de incapacidade, segunda causa de perda de anos saudáveis, que afecta, afectará ou já afectou uma em cada quatro pessoas ao longo da vida..

Uma doença ou problema psíquico pode ser tratado através de tratamento medicamentoso e de intervenção psicoterapêutica. Esta última, visa trabalhar a compreensibilidade da psicopatologia, transformando um episódio de sofrimento psicológico numa oportunidade de mudança do padrão de relação interpessoal.

A Psiquiatria é actualmente uma das especialidades médicas com maior desenvolvimento  técnico-científico, cuja meta principal é o alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico do indivíduo.

Autor: Dr.ª Carina Mendonça, Walk'in Telheiras