Terapia da Fala

Terapia da Fala é a área da saúde responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e investigação científica dasperturbações da comunicação humana e problemas relacionados, incluindo todos os processos associados à compreensão e produção da linguagem oral e escrita, assim como formas de comunicação não-verbal. Engloba ainda a prevenção, avaliação e tratamento dadeglutição (passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada). Esta especialidade destina-sea indivíduos de todas as idades, desde a neonatologia à geriatria.

       Desde o nascimento,que o Terapeuta da Fala tem um papel fundamental para o desenvolvimento harmonioso do bebé, prestando cuidados na área da alimentação e comunicação ao bebé recém-nascido e aos seus pais. Em crianças em idade pré-escolar, a sua intervenção centra-se na promoção das competências linguísticas, vocais e de comunicação, bem como na intervenção das suas perturbações. Emcriançase jovens em idade escolar,o papel do Terapeuta da Fala centra-se na intervenção das perturbações da leitura e da escrita, na potencialização da comunicação e na gaguez. Na idade adulta, o seu foco  de intervenção é maioritariamente em perturbações da linguagem adquiridas, patologias vocais e da deglutição. Tem também um papel preponderante na promoção das competências da comunicação e da voz nos mais diversos profissionais.

      De uma forma geral, poder-se-á dizer que a terapia da fala consta na prevenção, rastreio, avaliação, diagnóstico e intervenção sobre um vasto leque de patologias relacionadas com as seguintes áreas:comunicação; linguagem (oral e escrita); fala; voz; deglutição e mastigação.

       O Terapeuta da Fala na Walk'in Clinics integra conhecimentos científicos e competências clínicas de forma a otimizar a abordagem do paciente na sua globalidade. Para tal, a sua prática clínica desenvolve-se frequentemente em interação com outro especialista, tais como: médicos pediatras, otorrinolatingologistas, neurologistas, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros clínicos. Neste sentido, a Terapia da Fala na Walk'in Clinicsvisaotimizar as capacidades de comunicação e/ou deglutição do indivíduo, promovendo, assim, a sua qualidade de vida.

Atendimento e Marcações 808 20 20 80
Segue-nos: